Como escolher óculos para o seu formato de rosto

Eu já compartilhei no instagram como era difícil pra mim escolher óculos, tinha dificuldade em escolher formato, modelo, material… mesmo sabendo o que (técnicamente) ficava bom em mim, óculos é um acessório também e como eu tenho um estilo mais minimalista com acessórios isso me causava muita dificuldade. Escolher óculos para o seu formato de rosto fica mais fácil quando você entende as características do seu rosto e como harmonizá-las através do acessório.

Entender o que funciona de acordo com as suas características físicas já é um bom começo! Eu abri um box de perguntas lá no Instagram (@nayaratognere) e pedi pra vocês enviarem as principais dúvidas. Como prometido, espero te ajudar a escolher o melhor formato de óculos pra você de acordo com seu formato de rosto.

Eu acredito que muito mais do que um FORMATO IDEAL, usar o óculos pra transmitir sua personalidade pode fazer muito mais sentido. Mas como uma usuária de óculos por muitos anos, sei que o formato correto pode ajudar com questões físicas que incomodam no nosso rosto então resolvi trazer algumas dicas!

Eu não quero fazer um post falando de formatos de rosto e qual modelo é mais indicado. Primeiro porque: identificar um FORMATO de rosto pode ser muito difícil! (Já falei sobre isso aqui nesse post sobre formato de acessórios x formato de rosto). Existem 9 formatos e algumas características bem similares então fica muito melhor você olhar seu rosto no espelho e pensar: onde está o que mais te incomoda nele? Pode ser o nariz, bochecha, olho, sobrancelha, mas não pode ser tudo! hahaha Tem que escolher UMA parte e pensar que é a partir dela que vamos trabalhar.

Um truque que ajuda muito é escolher FORMAS opostas ao que te incomoda. Por exemplo, um rosto com formato mais arredondado pode ser favorecido por formas mais retas na armação. Já quem tem o rosto mais angular fica melhor com óculos em formatos mais arredondados para ser suavizado.

Quem tem as maçãs do rosto mais acentuadas pode escolher armações levemente mais estreitas que o rosto, evitar elementos chamativos na parte inferior da armação ou modelos que “encostem” na bochecha.

Se a sua questão é com o tamanho do nariz, os formatos mais arredondados, que passam longe da linha do nariz, são mais indicados. E é bom evitar todos os modelos que tem detalhes na parte central do óculos – a gente nunca usa elementos que chama a atenção na parte que a gente vai disfarçar ne.

Quem tem o maxilar mais pronunciado e a testa mais estreita pode optar por modelos que tenham hastes chamativas. Os modelos estilo gatinho, que levem o olhar para cima, são ótimos. A mesma coisa vale pra quem tem os olhos “caídos”.

Se a testa é mais larga, principalmente em relação ao maxilar, aí é melhor evitar os modelos com hastes decoradas. Deixe os detalhes para a parte inferior da armação. Tente escolher modelos levemente mais estreitos que o rosto também.

Um estilo de armação mais delicado e fino harmoniza melhor com um rosto que tem essas características. Assim como uma armação muito grande precisa de um rosto proporcional. Claro que isso não é uma regra rígida, super rola quebrar mas tem que ter uma intenção de estilo! Imagine um rosto muito delicado em alguém que tem uma personalidade muito forte e quer deixar isso transparecer logo “de cara” (perdão com o trocadilho). A pessoa pode usar o modelo de óculos pra complementar ou amenizar um traço da sua personalidade.

Mas se a intenção é um resultado HARMÔNICO, é sempre bom levar em consideração as propoções. É tipo tamanho de bolsa de acordo com a estatura da pessoa (pra não parecer que a pessoa está carregando algo “maior que ela”) sabe?

Em relação à sobrancelha, o ideal é que os óculos fiquem um pouco abaixo da linha delas, acompanhando o formato, sem repeti-lo. As sobrancelhas também são responsáveis pelas suas expressões então ao escolher um modelo que as esconda, você também está escondendo suas emoções.

A analise de coloração pessoal também pode ajudar muito! Se você já sabe qual sua cartela, já sabe quais as cores ideais, caso deseje uma armação colorida. Afinal, como o efeito das cores é masi perceptível perto do rosto, imagine como um óculos em cor errada pode prejudicar sua expressão.

Com a análise também dá pra ir além da cor e escolher um metal (prata, dourado, rosé, grafite…) ou um material (acetado, metal), seu acabamento (com brilho, fosco, transparente…). Tudo isso vai fazer diferença em como a armação vai ter relação com seu rosto e expressão.

Ah, e se você quer a minha ajuda pra escolher a melhor armação de óculos pra você, me chame para uma consultoria express (online ou presencial). Pra mais informações: [email protected] ou (27) 99312-8624

You may also like

Deixe um comentário