sobre foco e lista para compras conscientes
Fazer listas é muito bom e é um dos segredos para render compras conscientes! Outro dia perguntei no Instagram (@nayaratognere) quem tem hábito de fazer lista de compras pra ir ao supermercado e disparado a maioria das pessoas faz! Agora, quando questionadas sobre fazer lista de compras para roupas/acessórios, quase ninguém faz! (exceto minhas clientes lindas que marcaram que fazem sim! haha).
Sabe aquele papo de não ir ao supermercado com fome? Pensa que você tá com fome e entra lá sem nenhuma lista. Vai ser bem mais fácil sair de lá com um monte de comida que talvez você nem queira, inclusive algumas “porcarias”.
Mas, se você para e pensa no prato que você vai cozinhar e os ingredientes necessários, pode até ser que você saia com algum supérfluo que não estava na lista. Mas você não vai trocar sei lá banana por beterraba, sabe?
E com roupas funciona da mesma forma. A gente precisa primeiro abrir o armário e analisar o que já tem, o que tem em excesso (pensa se você tem mais sapatos abertos do que fechados, mais saltos do que rasteira, mais blusas do que calças…), pensa o que tá faltando, o que pode fazer o armário render mais combinando com o que já se tem.
E aí vale fazer uma lista bem específica, tipo: sapato fechado de oncinha (que vai funcionar como um neutro e dar mais charme para os looks básicos que já tá cheio). Aí você tem um foco! Pode até ser que na hora você substitua a oncinha por uma zebra mas tem menos chance de você do nada levar uma sandália de salto cor de rosa sabe?
Quando a gente não sabe do que gosta ou o que tá buscando fica mais fácil cair em tentação por uma vitrine maravilhosa, a última tenência ou a roupa da blogueira. E mesmo que você diga que não consome esse tipo de conteúdo, de forma inconsciente você acaba fazendo escolhas que na verdade não são suas. Que atire o primeiro jeans quem não tem uma peça no armário que talvez ainda tenha até etiqueta!