Como escolher o terno ideal para o noivo

Nada de mero coadjuvante, o noivo deve estar impecável no grande dia e, mais do que isso, em sintonia com a noiva. Um terno em tecido nobre, adequação ao estilo e formalidade da cerimônia são dicas certeiras. Mas, assim como a noiva, atualmente existem várias opções: são cores, cortes, tecidos… então, qual escolher? Vamos começar com um guia básico hoje e depois falamos dos detalhes porque o traje do noivo é principalmente isto: detalhes e a perfeita harmonia deles.

casamento-tamara-e-andre-rpacheco-terno-azul2

Assim como a noiva, vejo muitos noivos com o objetivo de perder peso até o casamento então ele pode até sondar as marcas, o tempo de antecedência que elas pedem para confeccionar sob medida ou ajustes para aluguel mas, em geral, pode começar a procurar pelo menos 3 meses antes do casamento. Mesmo que não seja feito sob medida, os ajustes levam tempo pois o grande segredo de um bom terno é o caimento perfeito.

Depois disso, considere o local, horário e estilo da cerimônia. Casamentos diurnos pedem tecidos leves e claros e os noturnos formais pedem trajes de cores escuras.

Como escolher o terno ideal para o noivo-terno-bege-casamento-de-dia

Para casamentos na praia, aposte em tecidos leves que permitam que a pele respire, como o linho, pois ajudarão com o clima – em tons de bege ficam lindos e são meus preferidos para a ocasião. A gravata pode ser dispensada se o clima for bem informal, isso fica a critério dos noivos e seguindo o estilo da festa.

A noiva: ela pode estar com um vestido bem leve e fluido e um buquê de folhagens, que vai super bem para casamentos na praia.

Como escolher o terno ideal para o noivo-terno-cinza-casamento-de-dia

Já os casamentos no campo ficam lindos com ternos em tons de cinza, quanto mais tarde o casamento, mais escuro o tom. Gravatas em tons pastel são escolhas para quem é mais moderno, principalmente se for em um dos tons do buquê da noiva.

A noiva: Nesse estilo de casamento, a noiva pode usar um buquê colorido e vestidos mais fluidos.

Como escolher o terno ideal para o noivo-terno-azul

Para os casamentos que iniciam à tarde o noivo ainda pode apostar no azul, que é uma grande tendência (em tons claros também fica lindo no campo!) e pode até optar por gravata colorida (modelo borboleta ou tradicional).

A noiva: ela pode vestir tecidos leves a médios, eles podem até ter volume desde que não sejam muito pesados.

Como escolher o terno ideal para o noivo-terno-preto-noivo-tradicional

Casamentos formais e noturnos pedem o preto e ainda há a opção do meio fraque, que é sofisticado e muitos noivos gostam mas o clássico terno preto e gravata branca é o que agrada os mais tradicionais.

A noiva: neste casamento, a noiva provavelmente vai estar com um vestido de renda, brilhos e bordados, elegantérrima.

casamento-tamara-e-andre-rpacheco-terno-azul

Notas rápidas: um casamento diurno não é necessariamente informal, tudo depende do estilo dos noivos e, geralmente, o estilo da cerimônia está implícito no estilo do convite. Assim como pode uma cerimônia/festa noturna também pode ser informal. Se você é convidado, recebeu um convite e tem dúvidas quanto ao que vestir, não hesite em perguntar aos noivos que, por sua vez, devem ser claros em como esperam que seus convidados estejam vestidos.

Dicas extras: a camisa deve ser sempre branca, relógios são permitidos em modelos discretos e o noivo deve optar pelo lenço ou boutonnière (os dois juntos poluem o visual, saiba como escolher o que o noivo deve usar neste post).

IMPORTANTE: mostrei aqui poucas imagens mas diversidade de estilo, com ou sem gravata, gravata tradicional ou borboleta, enfim! Gosto sempre de deixar claro que existem algumas “regrinhas” que ajudam a guiar quem tem dúvidas mas toda regra pode e deve ser quebrada para se adequar ao estilo do casal! Sim, do casal, também não adianta a noiva estar super elegante e o noivo super despojado, um vai ofuscar o outro.

Se desejar uma consultoria personalizada, entre em contato neste formulário ou pelo telefone (27) 999079481